Ó Virgem do Rosário


E porque hoje é o dia 13 de Maio, aqui fica uma das obras mais conhecidas do Santuário de Fátima. Está harmonizada por Tiago Marques.


Foi já em 1997 que harmonizei o cântico "Ó Virgem do Rosário" para uma missa no Santuário de Fátima; no entanto, e como gosto de fazer com qualquer das minhas criações, revi-a para esta publicação. Infelizmente não consegui encontrar o nome do autor para o escrever na pauta por cima do meu, como é justamente devido; agradeço desde já qualquer informação que me possam enviar sobre este assunto.
A repetição de notas e de frases melódicas nas estrofes do cântico "Ó Virgem do Rosário" desafiou-me a fazer uma harmonização de contrastes, começando simples e tornando-se a pouco e pouco mais elaborada. Por sua vez, o refrão pedia-me um tratamento um pouco diferente, com um pouco de imitação frásica, mas continuando a riqueza harmónica das estrofes. O uníssono na palavra "Mãe" é extremamente pungente, mas não deve deixar de fazer parte integrante da frase: para que tal nota não se destaque demasiado é essencial criar um bom equilíbrio entre o volume sonoro das vozes femininas e o das masculinas.
Tiago Marques


0 comentários :